sábado, 25 de fevereiro de 2012

DOMINGO SERÁ O NOSSO CULTO DE MISSÕES

Olá queridos irmãos, Graça e Paz!

Domingo será o nosso próximo culto de missões, na oportunidade estaremos tratando do tema:

A SITUAÇÃO MISSIONÁRIA DO CURIMATAÚ PARAIBANO

Desta feita estará nos expondo a Palavra de Deus o Pr. Genilso (OBPC - Picuí), e junto com ele teremos a apresentação do grupo de jovens de sua igreja local. O culto de louvor e adoração a Deus terá início a partir das 18:30 hs.

Entretanto, nossa programação começará bem antes!

As 07:00 hs já estaremos na igreja orando e nos consagrando para o culto da noite. A consagração irá até as 08:30 hs, momento em que o Conselho MIssionário da Igreja oferecerá aos amados irmãos presentes um farto e delicioso café da manhã.

Após o café, teremos a continuação da EBD que está funcionando com o estudo bíblico da doutrina da "Glorificação". Na oportunidade estudaremos as implicações da Nova Aliança em comparação com a Antiga Aliança.

Você não pode faltar, venha adorar a Deus conosco!

Cordialmente,

IBPC - Médici
Conselho Missionário

domingo, 19 de fevereiro de 2012

ASSISTA ON LINE A 14ª EDICÃO DA COSNCIÊNCIA CRISTÃ

A Consciência Cristã está uma benção!

Se por ventura você não puder prestigiar o evento pessoalmente - o que é infinitamente melhor -, assista on line aqui:

http://www.topgospel.com.br/TV/Player.asp

Que os amados irmãos estejam orando para que tudo ocorra conforme a vontade do Senhor, Paz!

IBPC Médici

"Uma Igreja que busca a supermacia de Cristo sobre todas as coisas, para a alegria de todos os povos"

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VISÃO NACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Graça e Paz!

Como os amados sabem, começou ontem em nossa cidade o 14º Encontro para a Consciência Cristã. Com o tema: Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor.

O evento teve início, como de costume, com um público excelente. Esteve Pregando a Palavra o Pr. Hernandes Dias Lopes (IPB-Vitória, ES). Além dele, estão prestigiando o evento muitos outros pregadores e palestrantes, além de livrarias, editoras e demais irmãos e irmãs que juntos formam o mosaico maravilhoso que todos os anos enchem de orgulho a nossa cidade e igrejas. 

Contudo, tendo em vista as proporções do evento, as despesas também são tamanhas. Sendo a VINACC - instituição organizadora do evento - mantida quase que exclusivamente por mantenedores, o Pr.Euder Faber, presidente da mesma, enviou uma carta aberta à igreja brasileira, com vistas a firmar parcerias, e, assim, suprir as necessidades do evento.

A mesma segue na íntegra,


CARTA ABERTA À IGREJA BRASILEIRA

Campina Grande, 7 de fevereiro de 2012.

Há mais de uma década, a VINACC tem promovido o Encontro para a Consciência Cristã, com o propósito de exaltar a pessoa de Jesus Cristo, defender a fé cristãedificar a Igreja proclamar o Evangelho. Esses pilares fundamentais têm norteado nossas ações com vistas a cumprir o desafio de “... batalhar pela fé, que uma vez por todas foi entregue aos santos.” (Jd 3).
Somos uma instituição sem fins lucrativos ou político-partidários, que defende o cristianismo bíblico, herdeiro da reforma e dos avivamentos pelos quais passou a Igreja de Jesus ao longo dos séculos. Quanto à fé e prática, somos cristocêntricos. Teologicamente, defendemos um Evangelho puro e simples, conservador dos ideais de Deus para o seu povo, compreendido nos estritos limites das Escrituras Sagradas que, para nós, é infalível, inerrante e eterna. 
O nosso compromisso é com a verdade do Evangelho, mesmo que isso nos traga dor, sofrimento ou dificuldades. E é justamente isso que gostaríamos de compartilhar com você que entende que é Igreja do Senhor e corresponsável, por manter viva a chama do genuíno Evangelho. 
Fato é que ante a crise ética e moral que se abate sobre a sociedade contemporânea e respinga sobre a Igreja, nossa postura de compromisso com o Evangelho, nos causa dificuldade, retaliação e até perseguição.  Não nos permitimos receber ajuda de igrejas ou organizações que adotam a teologia da prosperidade, com vistas a não corrompermos nossos princípios básicos; também, não negociamos nossos valores fundamentais, recebendo recursos oriundos de pessoas ou organizações que têm interesses eleitoreiros ou alguma intenção escusa. Embora possamos contar com alguma contribuição do poder público, para a realização dos Encontros para a Consciência Cristã, estas, quando ocorrem, se dão com todas as formalidades legais e cobrem apenas parte dos custos. Some-se a isso tudo o fato de pessoas e organizações comprometidas com o presente século, não só não nos apoiarem como também trabalharem para inviabilizar o Encontro.  É diante desse quadro que vemos nossas fontes de financiamento cada vez escassas e limitadas ao “remanescente fiel” da Igreja de Cristo.  No entanto, somos gratos a Deus e cremos que para ele não há impossível e que ele continua agindo em e através de sua Igreja.
A VINACC e o Encontro para a Consciência Cristã são mantidos, basicamente, por meio de doações de pessoas e organizações que reconhecem a importância da verdade do genuíno Evangelho e estão comprometidas com sua proclamação “até os confins da terra”. É por isso que gostaríamos de contar com sua colaboração:
Diante destes fatos, queremos convidar você a se unir conosco, de três formas:
1ª) Intercedendo pela VINACC e pelo 14º Encontro para a Consciência Cristã a fim de  que Deus aja poderosamente, abençoando os preletores e participantes lhes proporcionando momentos de crescimento espiritual;
2ª) Participando do evento.  Em 2012, o Encontro acontece de 15 a 21 de fevereiro (durante o período do Carnaval) em Campina Grande – PB, reunindo cristãos das mais variadas denominações, e contando com a participação de preletores de renome internacional que têm sido poderosos instrumentos de Deus para transformação de vidas, em palestras, debates e preleções;
3ª) Abençoando financeiramente este evento, (os custos desta edição giram em torno de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), seja se tornando um mantenedor da VINACC ou fazendo uma doação para o Encontro,  tornando possível essa  missão de levar uma visão cristocêntrica a uma sociedade impregnada de relativismo e incredulidade. 
A nossa oração é para que o Senhor Jesus, através do Seu Santo Espírito, possa tocar em seu coração e lhe falar muito mais do que podemos expressar nesta simples carta.
Que o Senhor nos abençoe e nos ajude.

Pr. Euder Faber
Presidente da VINACC

“Porque somos cooperadores de Deus.” (1 Cor 3.9)

Maiores informações sobre o evento, como contribuir e realidade financeira do encontro : www.conscienciacrista.org.br 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE VIDA PARA TODOS NÓS!

A Graça e a Paz de nosso Senhor Senhor Jesus Cristo.

Queridos, gostaríamos que os amados atentassem para esse vídeo, acreditamos que Deus estará falando com vocês.


Que seja oportuno!

Att,

IBPC Médici

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ESTUDO SOBRE A DOUTRINA BÍBLICA DA GLORIFICAÇÃO, 2ª PARTE


4Com que se Parecerá o Corpo da Ressurreição?

     Se Cristo ressuscitará o nosso corpo dentre os mortos na ocasião de sua volta, e se o nosso corpo será semelhante ao corpo ressurreto de Cristo (I Co 15.20,23,49; Fp 3.21), com que se parecerá o nosso corpo ressurreto?

     Usando o exemplo do plantio da semente no solo com a devida espera até que ela cresça e se transforme em algo muito mais maravilhoso, Paulo prossegue para explicar com mais detalhes com que se parecerá o corpo da ressurreição:

Semeia-se o corpo na ressurreição, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se em corpo natural, ressuscita em corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual [...] E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (I Co 15.42-44, 49).
    
O fato de que nosso corpo será “incorruptível” significa que ele não se desgastará, não envelhecerá e não estará sujeito a nenhuma enfermidade ou doença. Será para sempre um corpo plenamente saudável e forte. Não haverá sinal de doença ou de dor, pois todos seremos perfeitos. O nosso corpo ressurreto mostrará o cumprimento da plena sabedoria de Deus ao citar-nos como seres humanos, ápice da sua criação, portadores adequados de sua imagem e semelhança. Nesse corpo ressurreto veremos o que Deus pretendia que fôssemos enquanto seres humanos.

Paulo afirma que o corpo natural ressuscitará corpo espiritual (I Co 15.44). Nas epístolas paulinas, a palavra “espiritual” (pneumatikon) nunca tem o sentido “não físico”, mas sim “consoante com o caráter e a atividade do Espírito Santo” (Rm 1.11; 7.14).

OBS.: Esse corpo nada tem de “não físico”, mas é um corpo físico elevado ao grau de perfeição que Deus originalmente pretendeu que tivéssemos.

Quando Cristo voltar ele nos dará um novo corpo ressurreto para ser semelhante ao seu próprio corpo. “Quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele” (I Jo 3.2).

Desta verdade, surgem alguns dúvidas bastante comuns: Que tipo de continuidade haverá entre o nosso corpo presente e o nosso futuro corpo ressurreto? Será que o nosso corpo será idêntico ao atual, tendo as mesmas características? Ou será ele um pouco diferente? Ou será ainda completamente diferente? E será que há corpo terreno? Ou será ele uma criação de Deus inteiramente nova? Ou será tal corpo uma combinação do novo e do velho?

Diversos textos indicam que Paulo esperava uma certa continuidade entre nosso corpo terreno atual e o futuro corpo ressurreto. Ele afirmou: “Se habita em vós o espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal” (Rm 8.11). Falando sobre a natureza do corpo da ressurreição, Paulo nos deu o exemplo da semente plantada no solo: “E, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado” (I Co 15.37-38). Nesse exemplo, ele se baseia na experiência humana comum de que há diferença entre o que se semeia e o que nasce (V42-44), mas há também continuidade – assim como uma semente cresce até tornar-se uma planta maior, retendo o que nela havia, mais também extraindo para si outros nutrientes do solo. Assim, nós também teremos tanto continuidade como diferenças. Nessa analogia podemos dizer que tudo que de nosso corpo físico permanece na sepultura será tomado por Deus, transformado para construir um novo corpo ressurreto. Todavia, os detalhes de como isso acontecerá ainda não estão claros para nós, visto que as Escrituras não especificam esses detalhes – devemos afirmar isso porque é isso que a Bíblia ensina, mesmo que não possamos explicar plenamente como isso pode acontecer.

5Toda a Criação Também Será Renovada  
 
     Quando Adão pecou Deus amaldiçoou a terra por causa dele (Gn 3.17-19), de maneira que ela passou a produzir cardos e abrolhos e só daria alimento útil para o homem por meio do trabalho árduo. Mas Paulo afirma que “a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.21). Ele explica que isso acontecerá quando recebermos o corpo da ressurreição – de fato, ele afirma que a criação anseia, de algum modo, por aquele dia: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus [...] Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.19,22-23).

     Nessa criação renovada, não haverá mais cardos e abrolhos, nem enchentes ou secas, nem desertos ou selvas inabitáveis, nem terremotos ou furacões, nem cobras venenosas ou abelhas que picam ou cogumelos que matam. Haverá uma terra produtiva, terra que florescerá e dará alimento com fartura para o nosso deleite.

6Os Descrentes Serão Ressuscitados para Julgamento do Dia do Juízo Final

     Embora a ênfase das Escrituras esteja no fato de que os cristãos experimentarão a ressurreição do corpo, há alguns textos que declaram que os descrentes também ressuscitarão dos mortos, mas que terão de enfrentar o juízo final quando ressurgirem. Jesus ensina claramente que “os que tiverem praticado o mal” irão “para a ressurreição do juízo” (Jo 5.29); Paulo também afirma crer “que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos” (At 24.15; Mt 25.31-46; Dn 12.2)

Considerações Finais
      
     A realidade da vinda do Senhor é inquestionável. A Bíblia é clara “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará”[1]. A exortação do Filho de Deus é para que andemos dignamente na terra como servos verdadeiros e fiéis, “para que esse Dia como ladrão [não] vos apanhe de surpresa”[2]. Portanto, sabedores de que esta vida que agora temos em nada se comparará com a glória que nos aguarda na presença de Deus[3], “desembaracemo-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”[4] .

     Lembre-se, a suas atitudes enquanto servo refletem como que por espelho o quanto a presença de Deus está em sua vida. A ressurreição dos mortos e a glorificação do corpo é a mais bela promessa do cristianismo. Cristo garantiu isso para nós. Ele, nosso cordeiro que venceu.



[1] Hb 10.37
[2] I Ts 5.4
[3] II Co 4.17
[4] Hb 12.1b

sábado, 11 de fevereiro de 2012

UM LOUVOR QUE FALA A ALMA E AO INTELECTO, COMO DEVE SER!

Que seja oportuno, Deus abençoe!


"Toma meu coração,
toma a minha alma.
Eu rendo tudo para seu controle.
E deixo tudo isso dentro de mim,
levanto a ti e digo:
Eu sou seu e seu somente,
Completamente!"

IBPC Médici,

"uma igreja que busca a supremacia de Cristo sobre todas as coisas para a alegria de todos os povos."

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ESTUDO SOBRE A DOUTRINA BÍBLICA DA GLORIFICAÇÃO, 1ª PARTE

A Doutrina da Glorificação

Considerações Iniciais

Após estudarmos em oportunidades anteriores as doutrinas bíblicas do novo nascimento e da santificação. Continuaremos com o último passo da ordo salutis – ordem da salvação – que é a glorificação[1]. Desta forma, o estudo apresentado ambiciona elencar os pontos mais importantes desta doutrina bíblica, e assim, humildemente contribuir para o fortalecimento dos irmãos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

1Explicação e Base Bíblica

     Quando Cristo nos redimiu, ele não redimiu apenas o nosso espírito (ou alma), mas inteiramente, como pessoa, o que inclui a redenção de nosso corpo. Portanto, a extensão da obra redentora de Cristo em nosso favor não estará completa até que nosso corpo seja inteiramente libertado dos efeitos da queda e levado ao estado de perfeição para o qual nos criou. Na verdade, a redenção do nosso corpo acontecerá somente quando Cristo voltar e nos ressuscitar dentre os mortos. O apóstolo Paulo expressamente afirma que esperamos “a redenção de nosso corpo”, e acrescenta “pois nessa esperança fomos salvos” (Rm 8.23-24).

     O dia quando seremos glorificados será um dia de grande vitória porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruída, conforme predizem as Escrituras: “Pois ele reinará até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte” (I Co 15.25-26). Quando o nosso corpo for levantado dentre os mortos experimentaremos vitória completa sobre a morte, que veio como resultado da queda de Adão e Eva. Então nossa redenção será completa.

     Portanto, podemos definir glorificação da seguinte forma: “glorificação é o passo final da aplicação da redenção. Ocorrerá quando Cristo voltar e levantar dentre os mortos o corpo de todos os cristãos que morreram, de todas as épocas, reunindo-o com a alma de cada um, e mudar o corpo de todos os cristãos que estiveram vivos, dando assim, ao mesmo tempo, a todos os cristãos um corpo ressurreto como o seu”.

2A Prova da Glorificação no Novo Testamento

     A principal passagem do Novo Testamento sobre a glorificação ou a ressurreição do corpo é I Coríntios 15.12-58. Paulo afirma: “Também em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, as primícias, e então na sua vinda os que pertencem a Cristo” (V22-23). A assertiva de Paulo é que nem todos os cristãos morrerão, mas que alguns que permanecerem vivos quando Cristo voltar terão o corpo imediatamente transformados em novo corpo ressurreto, que nunca poderá envelhecer, enfraquecer ou morrer.

Digo-vos um mistério. Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Co 15.51-52)

     Em linhas gerais, as almas dos que tiverem morrido em Cristo voltarão e serão reunidos aos seus corpos naquele dia, pois Cristo os trará consigo: “Se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, também, através de Jesus, Deus trará com eles os que tiverem dormido” (I Ts 4.14).

     Jesus afirma: “A hora vem quando todos os que estiverem no túmulo ouvirão a sua voz e sairão, os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida, e os que tiverem feito o mal para a ressurreição do juízo” (Jo 5.28-29).

     Assim, todos nós devemos viver na expectativa ansiosa da volta de Cristo e da transformação de nosso corpo, que se tornará como o próprio corpo perfeito de Cristo. Paulo afirma, “Mas a nossa pátria está no céu, de onde aguardamos o Salvador, o senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo vil à semelhança do seu corpo glorioso, pelo poder que o capacita a sujeitar todas as coisas a si mesmo” (Fp 3.20).

3A Base da Glorificação no Antigo Testamento

     Mesmo antes de Jesus ressuscitar dentre os mortos, o Antigo Testamento já indicava que muitos judeus da época de Cristo possuíam alguma esperança futura em termos de ressurreição do corpo.

     Se não vejamos, quando Jesus foi à casa de Lázaro, depois da morte deste, e disse à Marta: “Teu irmão vai ressuscitar”, Marta respondeu: “Eu sei que ele há de ressuscitar na ressurreição do último dia” (Jo 11.23-24). Além disso, quando Paulo estava no tribunal, disse a Félix que ele tinha uma “esperança em Deus que estes mesmos [seus acusadores judeus] aceitam, que haverá uma ressurreição de justos e de injustos” (At 24.15).

     No caso dos salvos que viviam nos tempos do Antigo Testamento, Hebreus 11 diz-nos que Abraão “aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hb 11.10). Também lemos que muitos santos do Antigo Testamento “morreram na fé, sem ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra [...] Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hb 11.13-16).

     Lemos em Salmos: “Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois ele me tomará para si” (Sl 49.15; 73.24-25). E em Provérbios encontramos: “Não retires da criança a disciplina [...] tu a fustigarás com a vara e livrará a sua alma do inferno (Sheol)” (Pv 23.13-14).

     O povo que por anos havia meditado sobre essas declarações da Bíblia e nelas crido (como Marta em Jo 11.24) estava preparado para receber avidamente o pleno ensino do Novo Testamento, pois tal ensino apenas trouxe mais detalhes e segurança sobre o que eles já acreditavam.


[1] Rm 8.30 “E aos que predestinou,  a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”

sábado, 4 de fevereiro de 2012

SANTA CEIA

Olá irmãos, Graça e Paz!

Amanhã será a nossa Santa Seia, não percam. Cerquemos a mesa do Senhor para mais um momento de comunhão e alegria em sua presença santíssima. Você é nosso convidade especial.

Nosso culto de louvor e adoração terá início a partir das 18:30hs.

Abs,

IBPC Médici

"Nossa igreja busca a supremacia de Cristo sobre todas as coisas para alegria de todos os povos

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

UM LOUVOR MARAVILHOSO

Olá amados, este louvor é lindo.


Que seja oportuno, em Nome de Jesus!

Abs,

IBPC Médici